Quantcast
Channel: Comentários sobre: Veículos se transformam em empresas ambulantes
Viewing all articles
Browse latest Browse all 10

Por: Consultor Sebrae

$
0
0

Olá Ricardo

A empresa itinerante é regida pelas normas do poder municipal, é preciso consultar a prefeitura local para verificar se ela autoriza esse tipo de negócio. Cabe ressaltar que mesmo sendo itinerante não poderá estar mudando para outro município, que não tenha esse tipo de legislação e que você não seja cadastrado.
Não é muito comum esse tipo de prestação de serviço por meio de loja itinerante, até mesmo porque nem sempre a manutenção do equipamento pode ser feita no mesmo dia e deixar o equipamento em uma Van que esta estacionada em um local de minha cidade, cuja empresa não tem endereço fixo, pode gerar alguma desconfiança por parte do cliente. É preciso avaliar os hábitos e costumes de seu público alvo.
Por outro lado se você tiver que fazer adaptações no veículo, tais como instalação de bancadas, prateleiras com ferramentas entre outras, o carro precisará ser vistoriado e ter autorização do DETRAN, é necessário verificar a legislação local sobre esse tipo de veículo.
Eu aconselharia como primeiro passo levantar a questão da legislação e depois disso elaborar um bom plano de negócios para avaliar a viabilidade técnica, financeira e mercadológica do seu empreendimento.
O Plano de Negócios é um documento que fará você pensar em tudo que é necessário para sua empresa funcionar, desde a definição do negócio, tipo de produto e/ou serviço que você irá comercializar, o mercado que quer atingir, seus fornecedores, o marketing de seus produtos e os recursos necessários para montar e operacionalizar seu empreendimento. Além disso, ele obrigará a você fazer uma análise do cenário atual e levantar as oportunidades e ameaças que este o mercado oferece ao seu empreendimento.
Você poderá encontrar um modelo para elaboração desse plano no site do SEBRAE (www.sebrae.com.br). Vá a um dos escritórios do SEBRAE e solicite um auxilio no preenchimento desse documento, que é trabalhoso e vai requerer de sua parte um grande esforço para sua elaboração.
Cabe ressaltar que o Plano não é um documento que dirá a você abra o empreendimento que ele será um sucesso ou não abra, pois não dará certo. Na verdade ele te apontará com boa margem de acerto, caso o plano tenha sido bem elaborado, a probabilidade do negócio ser sucesso ou fracasso.
Não desanime se alguma coisa se mostrar desfavorável até mesmo porque você terá chance de corrigir distorções antes de abrir efetivamente a empresa, ainda pode errar o que não é o caso quando a empresa foi aberta sem nenhum estudo, os erros podem ocasionar sua falência.
Feito o plano e corrigidas todas as distorções que eventualmente podem aparecer e este se mostrar favorável é só arregaçar as mangas e começar trabalhar, buscar um ponto para sua loja, constituir um contador e dar entrada na abertura da empresa.
Espero ter ajudado caso necessite de mais informações escreva-nos novamente.
Sucesso
Edson Pereira
Consultor do SEBRAE


Viewing all articles
Browse latest Browse all 10

Latest Images

Trending Articles





Latest Images